PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS

TOXINA BOTULÍNICA (BOTOX®)

A toxina botulínica tipo A, mundialmente conhecida pelo nome Botox®, é uma proteína derivada da bactéria Clostridium botulinum. Apesar de ser utilizadas em diversas áreas da Medicina, atualmente sua maior aplicação é para procedimentos estéticos em consultórios. Pode ser utilizada em pequenas doses nos músculos da face com intuito de relaxar a musculatura da mímica facial, responsável pelo desenvolvimento de linhas de expressão na testa, entre as sobrancelhas e ao redor dos olhos (“pés-de-galinha”). Como resultado, a face ganha uma aparência mais rejuvenescida, expressões mais suaves e o desaparecimento das rugas dinâmicas (rugas formadas com a movimentação da musculatura). Com o avanço da técnica, atualmente é possível alcançar resultados muito naturais, sem que ocorra a paralisação completa da musculatura e um aspecto de “máscara”, muito temido pelos pacientes. Pacientes jovens, em torno de 30 anos, também podem se beneficiar da aplicação da toxina em pequenas doses em caráter preventivo, postergando o aparecimento das primeiras rugas.

O resultado começa a ser visto com 48-72 horas após a aplicação, com progressão do relaxamento muscular até 15-21 dias após o tratamento. O resultado da toxina tem durabilidade total em 4-6 meses, com retorno lento da força da musculatura e necessidade da realização de nova aplicação.

Além do tratamento clássico do terço superior da face, a toxina botulínica também pode ser utilizada através de técnicas avançadas para correção de sorriso gengival, assimetrias de face, suavizar rugas do pescoço, tratamento de hiperidrose (sudorese excessiva em axilas, palmas das mãos e plantas dos pés) e tratamento de bruxismo (disfunção da musculatura do masseter responsável pela mastigação), entre outras.

PREENCHIMENTO COM ÁCIDO HIALURÔNICO

O ácido hialurônico é uma substância que existe naturalmente no corpo humano e tem a propriedade de atrair fortemente moléculas de água. Sua presença aumenta a hidratação do tecido, com consequente aumento do viço e turgor da pele. Com o envelhecimento, a concentração de ácido hialurônico reduz gradativamente, favorecendo o aparecimento de rugas e a perda da sustentação da pele. Os ácidos hialurônicos sintetizados e comercializados no Brasil são de origem não-animal e apresentam compatibilidade com nosso organismo. O objetivo do tratamento é preencher rugas e sulcos e restaurar áreas com perda de volume. Cada área da face precisa ser avaliada individualmente, pois existem diferentes composições de ácido hialurônico destinadas a tratar de forma mais natural cada região.

O procedimento é realizado em consultório com aplicação de anestésicos locais para maior conforto da paciente e o efeito pode ser percebido imediatamente. Geralmente há edema variável no local da aplicação que desaparece com 24-48 horas. A grande vantagem desse produto é o fato de que o cirurgião plástico e o paciente conseguem ir dosando aos poucos as mudanças na face em sessões subsequentes, criando um resultado natural de rejuvenescimento facial e/ou corrigindo pequenos defeitos de forma gradual.

A duração do resultado varia de 6 meses a 2 anos na dependência do local tratado e do tipo de ácido hialurônico utilizado. O ácido hialurônico é uma substância naturalmente absorvida pelo corpo, por isso seu resultado não é permanente e pode ser reaplicado regularmente.

O MD CodesTM, abreviação para Medical Codes, é uma técnica de aplicação de ácido hialurônico criada pelo cirurgião plástico brasileiro Maurício de Maio. Trata-se de um mapeamento da face através de pontos específicos que orientam o preenchimento com ácido hialurônico para cada região. Através dessa técnica é realizada uma avaliação global do rosto e é possível melhorar uma área aplicando o ácido hialurônico em uma região vizinha ou até mesmo distante do local da queixa do paciente.

O preenchimento com ácido hialurônico pode ser utilizado para correção de olheiras profundas, aumento do volume ou melhora do contorno do lábio, restauração do volume nas maças do rosto, suavização do sulco nasogeniano (“bigode chinês”), melhora do contorno da mandíbula, entre outras indicações.

SKINBOOSTER

Tipo de preenchimento de ácido hialurônico com gel mais suave e com a capacidade de atrair moléculas de água e obter um efeito de “hidratação profunda” da pele. É um método excelente para melhora da qualidade da pele, proporcionando um aspecto de rejuvenescimento. Melhora a espessura e elasticidade da derme (camada mais profunda da pele), diminui rugas finas e superficiais e aumenta a firmeza e o viço da pele. Indicado para tratamento de face, pescoço, colo e mãos, tanto para a paciente mais jovem, quanto para a pele mais madura com fotoenvelhecimento (danos solares). Geralmente, são indicadas 3 sessões com intervalos de 30 dias entre elas e, posteriormente, reaplicação semestral.

ÁCIDO POLI-L-LÁTICO (SCULPTRA®)

O Sculptra é um procedimento minimamente invasivo realizado em consultório para tratamento da flacidez facial e corporal. É um bioestimulador de colágeno injetável composto por uma substância biocompatível e absorvível pelo organismo que estimula naturalmente a produção de colágeno na pele. Pode ser aplicado na face com o objetivo de restaurar o volume da face perdido com o envelhecimento e melhorar a flacidez local. A produção de colágeno local tem seu pico com 21 dias após a 1ª aplicação, melhorando linhas e rugas de expressão, aumentando a firmeza e sustentação da pele com consequente efeito lifting. O Sculptra corporal também apresenta excelentes resultados para tratamento de flacidez ao redor do umbigo, face interna de braço, região glútea e coxas. É um aliado para melhora do aspecto de casca de laranja e depressões em áreas de celulite.

O procedimento é realizado em consultório sob anestesia local. Orienta-se massagem no local da aplicação nos dias iniciais para melhor distribuição do produto. São indicadas 2 ou 3 sessões com intervalo de 4 a 6 semanas. Os resultados ficam evidentes partir da 2ª sessão e duram cerca de 2 anos.

RADIESSE®

O Radiesse é um composto sintético de hidroxiapatita de cálcio, substância presente em nosso organismo naturalmente. É uma substância injetável utilizada para restaurar o volume facial perdido com o envelhecimento e ao mesmo tempo induzir a produção de colágeno pelo nosso corpo. Na sua composição possui dois componentes: o gel de carboximeticulose, que é o responsável por repor o volume imediatamente e as microesferas de hidroxiapatita de cálcio, que estimulam a produção de colágeno local gerando o efeito preenchedor a longo prazo (14 meses).

É possível aumentar o volume das maças do rosto, realçar o ângulo da mandíbula para criar um rosto com contornos mais definidos, projetar o queixo em pacientes que possuem essa estrutura apagada, preencher a região deprimida das têmporas (área entre a cauda da sobrancelha e o início do cabelo). É também muito indicado para rejuvenescimento das mãos, com melhora do aspecto emagrecido do dorso das mãos pois preenche os espaços entre tendões e vasos aparentes.

MICROAGULHAMENTO

O microagulhamento é uma técnica que utiliza um dispositivo circular com microagulhas que ao ser deslizado sobre a pele faz microperfurações nas camadas mais superficiais promovendo uma resposta do organismo de produção de colágeno e de outras fibras naturais da pele e o espessamento da epiderme. Promove bons resultados no tratamento do envelhecimento cutâneo, com melhora de flacidez e rugas finas, melasma (manchas escuras na face), poros dilatados, estrias e cicatrizes. Pode ser associado ao drug delivery, técnica que associa a aplicação de substâncias (substâncias clareadoras, fatores de crescimento) para tratamento da pele logo após o microagulhamento, aproveitando a possibilidade de passagem desses ativos através das microperfurações.

O material utilizado deve ter autorização da Anvisa para o uso. As agulhas do roller são estéreis e em nenhuma hipótese podem ser reutilizadas, mesmo que pelo próprio paciente. Após cada sessão o material deve ser descartado.

O procedimento pode ser realizado em consultório com a técnica minimamente invasiva após a aplicação de creme anestésico para o conforto do paciente, ou em centro cirúrgico de forma mais agressiva com o paciente anestesiado. Geralmente, na técnica minimamente invasiva é necessário o resultado é alcançado após sessões em intervalos regulares (30-60 dias), enquanto na técnica cirúrgica o paciente percebe resultados visíveis com apenas uma sessão.