CONTORNO CORPORAL

LIPOASPIRAÇÃO

É a cirurgia mais realizada em todo o mundo. Tem como objetivo a retirada do excesso de gordura em locais de difícil perda mesmo com o emagrecimento. Áreas muito comuns de tratamento são abdome, flancos e culotes. É um procedimento indicado para pacientes que não estão muito acima do peso, que possuem gordura localizada e pele sem flacidez.

Essa cirurgia sofreu muitos avanços técnicos e refinamentos ao longo dos anos, tornando-se uma cirurgia segura, que não oferece riscos adicionais aos pacientes. O procedimento é sempre realizado em ambiente hospitalar com médico anestesista, após preparo pré-operatório rigoroso como qualquer outra cirurgia.

As incisões cirúrgicas são posicionadas em locais estratégicos como dobras corporais ou em locais onde as cicatrizes ficam escondidas pelas vestimentas. Através desses pequenos orifícios a cirurgia se inicia com a injeção de soro fisiológico com anestésicos e adrenalina, reduzindo significativamente a perda sanguínea (técnica tumescente). Posteriormente, a gordura é lipoaspirada por meio de cânulas de diversas espessuras, cada qual com indicação para determinada região, a fim de evitar retrações e irregularidades.

No pós-operatório, é necessário o uso de cintas compressivas por período variável. É comum o desenvolvimento de edema (inchaço) significativo e de equimoses (manchas roxas) após o procedimento, que costumam melhorar após 1-2 semanas. Recomenda-se drenagem linfática para a resolução mais rápida do edema e prevenção de fibroses cicatriciais. O período de repouso domiciliar e afastamento do trabalho costuma ser de 5-7 dias, dependendo da extensão da lipoaspiração.

LIPOESCULTURA

É a cirurgia na qual a lipoaspiração é associada à lipoenxertia (enxerto de gordura) para melhora do contorno corporal. Nesse procedimento cirúrgico, ao invés de toda a gordura lipoaspirada ser descartada, a mesma é tratada através de processos de purificação e é transferida para outra região com o objetivo de melhorar o contorno corporal, como a região glútea e quadril.

ABDOMINOPLASTIA

A abdominoplastia ou cirurgia de abdome é indicada para pacientes com flacidez da pele e da musculatura do abdome, com ou sem excesso de gordura associado nessa região. Essas alterações são muito comuns após gestação, grandes variações de peso corporal ou com o processo de envelhecimento.

A cirurgia é realizada através de incisão horizontal de tamanho variável em abdome inferior, próximo à localização dos pelos pubianos, associada à cicatriz ao redor do umbigo. Em casos excepcionais, não é necessária a cicatriz umbilical (miniabdominoplastia). Na maior parte dos casos, é realizada lipoaspiração do abdome e dos flancos como complementação à abdominoplastia (lipoabdominoplastia) para melhor contorno corporal. Durante o procedimento é tratada a flacidez de pele com ressecção do seu excesso, reposicionamento da musculatura dos retos abdominais e lipoaspiração das áreas de gordura localizada.

No pós-operatório, é necessário o uso de cintas compressivas por período aproximado de 60 dias. Recomenda-se drenagem linfática para resolução mais rápida do edema e prevenção de fibroses cicatriciais. O período de repouso domiciliar varia entre 2-4 semanas de acordo com as atividades de cada paciente.

GLUTEOPLASTIA (PRÓTESE GLÚTEA)

A cirurgia de aumento glúteo com utilização de prótese de silicone glútea é uma excelente opção para pacientes insatisfeitos com a falta de volume ou com a forma da região glútea. Atualmente, é possível criar resultados naturais, pois a técnica cirúrgica apresentou grandes avanços nos últimos anos. É realizada através de incisão de 6cm de comprimento no sulco entre os glúteos gerando uma cicatriz totalmente escondida quando o paciente está em pé. A prótese ficará localizada em loja criada dentro da musculatura do glúteo máximo, permanecendo totalmente revestida por esse músculo. As próteses utilizadas podem ser redondas ou ovais (quartzo), e a escolha é feita baseada na anatomia de cada paciente. No pós-operatório, o paciente pode deitar-se de barriga para cima, caminhar e sentar-se no dia seguinte da cirurgia, evitando apenas deitar-se de lado por cerca 15 dias.

NINFOPLASTIA (CIRURGIA ÍNTIMA)

Popularmente conhecida como redução dos pequenos lábios vaginais, é a cirurgia que trata a hipertrofia (aumento) dos pequenos lábios vaginais, patologia que causa constrangimento, desconforto com o uso de certas roupas e até mesmo dor durante a relação sexual. É realizada a redução desse excesso para criação de uma harmonia entre os grandes e pequenos lábios. Pode ser associada à lipoenxertia (transferência de gordura) nos grandes lábios para rejuvenescimento do mesmo e/ou à lipoaspiração do monte pubiano para tratamento de gordura localizada. A cirurgia é realizada sob anestesia local e sedação na maioria dos casos. Os pontos são feitos com fio absorvível, não sendo necessário a sua retirada. A sensibilidade da região não é alterada no pós-operatório tardio.

BRAQUIOPLASTIA (LIFTING DE BRAÇO)

Procedimento cirúrgico indicado para tratamento do excesso de gordura e/ou flacidez na região dos braços. Essa cirurgia tem se tornado cada vez mais frequente devido ao maior número de pacientes pós grandes perdas de peso com cirurgia bariátrica. A técnica cirúrgica utilizada irá depender do grau de flacidez e da quantidade de gordura presente, podendo associar ressecção do excesso de pele com a lipoaspiração. A cicatriz pode ficar limitada à face interna do braço ou se estender até a axila ou porção lateral do tórax dependendo da deformidade. Apesar de ser uma cicatriz em área visível, o ganho com a melhora do contorno do braço acaba se sobrepondo a essa desvantagem.